domingo, 5 de agosto de 2012

What is art?

  Não é muito difícil perceber a minha paixão pela arte, desde criança minha mãe costumava fazer coisas comigo que me fizeram crescer com essa mente criativa (pelo menos eu acho que tenho uma haha), esses dias eu achei o primeiro quadro que eu pintei na vida, pra muitas pessoas é só uma tela com uns riscos "nada a ver" de tinta, pra mim é uma tela que demonstra o quanto uma criança pode ser criativa mesmo com o pouco conhecimento de alguns aninhos. Eu lembro até hoje que na minha primeira série do primário todas as crianças tinham que levar uma camiseta logo no começo do ano para ser usada até o final dos dois semestres nas aulas de artes (porque assim ninguém sujava o uniforme), e eu sempre fazia a maior sujeira mesmo assim, limpava os pincéis na camiseta, as mãos, deixava cair tinta de propósito e quando acabava o ano minha camiseta era praticamente uma "obra de arte" hahaha.
  Bom, mas essa postagem não é pra eu ficar falando sobre a minha vida, é só pra demonstrar a minha admiração por todas as formas de expressão, porque pra mim isso é uma das coisas mais belas da vida. Algumas pessoas chegam em mim algumas vezes e dizem: "Nossa, eu não sei desenhar, eu não sei pintar quadros, eu não consigo ser criativa em muita coisa"... E eu sempre falo a mesma coisa, que pra mim não existe isso, eu acho que quando se trata de expressão existem diversas formas de fazê-la, qualquer um sabe desenhar, pintar quadros e ser criativo, pode ser que a pessoa não curta fazer esses tipos de coisas, mas não é porque não sabe.
  Eu acredito que quando a gente nasce, muitas outras coisas nascem junto com a gente, ou melhor, mesmo depois do nosso nascimento, nascem muitas outras coisas ao decorrer do nosso caminho, e a expressão é uma delas, e como a maioria das outras coisas funciona mais ou menos daquele jeito: cada um tem uma forma diferente de demonstrar isso, só é necessário deixar fluir.

  Esse vídeo abaixo é de um dos meus canais favoritos do youtube (Reality Changers), eu achei realmente adorável e comecei a pensar (mais ainda haha) sobre o que é a arte... Para mim é qualquer  forma de querer levar algum tipo conhecimento para o próximo, são todos os tipos de sentimentos, bons ou ruins, traduzidos em todas as formas que nós encontramos para fazer o mundo enxergar "o mundo" que está dentro de nós.





  Eu já tinha acabado de escrever o post mas vou aproveitar a oportunidade para falar sobre algo lindo que acabou de acontecer... Pra quem não sabe, uma das músicas mais marcantes pra mim é a "Just Breathe", da banda (do meu cantor favorito haha) Pearl Jam, e eu tive o prazer de escutar meu amigo músico (Rogério, sinta a sua importância haha) tocar e cantar ela para mim. Eu estou sorrindo até agora. E logo depois que ele terminou de tocar eu disse pra ele que tava escrevendo sobre formas de expressão aqui e que achei muito legal ele ter me ligado bem nessa hora, até mesmo porque nós dois chegamos a conversar muito sobre isso esses dias. Esses tipos de "coisa" me deixam imensamente feliz e grata.

  Bom, então é isso! Obrigada por ler e se você quiser escrever nos comentários o que você acha que é arte pra você, fazer algum tipo de observação ou algo do tipo, sinta-se em casa, vou adorar. Fiquem na paz e no amor.

4 comentários:

Anônimo disse...

Véi, eu to num post seu! Hahahahahahahah Fiquei mega envergonhado, mas consegui expressar através dela o quanto você se tornou importante pra mim :D Ass. Cara que tentou tocar Just Breathe pra você

Juliana Carrara disse...

Que tentou e conseguiu! hahaha
Cara, você também é especial pra mim! Obrigada!

Anônimo disse...

Love da minha infância hahahaha :3

Anônimo disse...

Ai que post magnífico!
Nada mais marcante que nossas obras de arte pueris... achei sua lembrança sobre a camiseta e o quadro muito doce *---*
Lembro que uma das coisas que eu mais gostava de fazer nas minhas tardes, quando eu era pequenininha (olha lá a zuação hein? EU CRESCI!), era desenhar um quadro super colorido com giz de cera e depois pintar de preto para criar um efeito com as cores da subcamada. HAUAHAUH É uma das coisas que nós fizemos em comum, não é? Que momentos deliciosos!
Para terminar, mais um comentário: Ano passado, quando eu tive aula de História da Arte no Criar, o professor disse que, na maioria dos casos, os professores de arte agem erroneamente, pois inibem a criatividade intrínseca das crianças ao ensinar, por exemplo, que "NUNCA DEVEM PINTAR O TRONCO DE UMA ÁRVORE DE AZUL". Achei interessante o meu professor defender o uso da cor azul (e de qualquer outra cor) para colorir o que quer que seja. É uma pena que muitos não tenham esse discernimento; nosso planeta seria bem mais multiforme.